Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Startup pernambucana faz gestão de atestados e evita falsificações


A Atestados.med.br tem documentos com códigos de barra. Tecnologia facilita o rastreamento, e oferece um banco de dados digital para empresas parceiras


Os atestados médicos trouxeram um grande benefício aos trabalhadores, que conquistaram o direito de ficar em casa e se recuperar de uma doença. Só que não é difícil falsificar o documento. Até por isso, pessoas mal intencionadas vendem atestados para quem não está doente, principalmente nos centros de grandes cidades. A prática traz um óbvio prejuízo às empresas, que perdem mão-de-obra. Para resolver esse problema, empreendedores pernambucanos lançaram em março de 2013 a Atestados.med.br, uma empresa de gestão desses documentos médicos.

Um dos sócios da startup é Eric Milfont, de 26 anos. Ele diz que as fraudes não causam só a perda do funcionário que falta – muitas empresas colocam funcionários para checar se todos os atestados recebidos são verídicos. "Isso acontece porque os documentos, mesmo os verdadeiros, não têm recurso de rastreamento", afirma.
Atualmente, a Atestados.med.br tem três clientes: o maior deles é a Unimed Recife, com hospitais próprios e credenciados na região metropolitana da capital pernambucana. Todas as empresas que oferecem convênios dos clientes têm direito aos serviços da startup. Além disso, a Atestados.med.br é parceira de uma consultoria, também no Recife, e um plano odontológico em Brasília.

A rede da Unimed e os clientes menores têm direito a um atestado especial da Atestados.med.br. Toda vez que um médico emitir um documento, ele terá que imprimi-lo – acabou a história de blocos em cima da mesa, o que diminui a possibilidade de alguém furtar atestados e vender na rua.

Após a consulta, o paciente deve levar o atestado até a empresa. Aí surge outro diferencial da empresa: a Atestados.med.br coloca QR Codes nos atestados. Cada um tem um código diferente. Por meio de um aplicativo da startup para smartphone, o funcionário responsável pelo controle dos atestados pode ler o QR Code. Feito isso, o celular deve mostrar uma versão do atestado. Caso os dados na tela sejam os mesmos do documento impresso – o que implica a veracidade do atestado– a startup manda uma versão digital para a empresa do paciente.

Além de evitar fraudes, o trabalho da Atestados.med.br permite que as empresas invistam na saúde dos funcionários. "É possível verificar quais são as principais causas de afastamento. Se muita gente for ao médico por tendinite, talvez seja importante instituir um programa de ginástica laboral para evitar o problema", diz Milfont.

O modelo de negócios da Atestados.med.br não prevê a cobrança de hospitais, apenas de planos de saúde. Para o futuro, a meta da startup é expandir a base de clientes e conseguir investimentos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário