Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Inadimplência no varejo cresce 10,58% em março


Valor OnLine

A taxa de inadimplência no varejo cresceu 10,58% em março deste ano ante o mesmo mês de 2012, apontou nesta terça-feira a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base em dados do SPC Brasil. Ante fevereiro, o indicador avançou 3,61%.
O resultado representa uma aceleração ante fevereiro, quando a inadimplência no varejo estava 6,65% quando comparada com o segundo mês de 2012. A inadimplência no primeiro trimestre de 2013 é, no varejo, 9,68% maior do que entre janeiro e março de 2012.
O resultado era aguardado pela CNDL e é considerado aceitável. 'Ele reflete o aumento das compras não planejadas e contraídas em forma de parcela no fim do ano passado', destaca a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos. Além disso, 'março é historicamente um mês que registra pico no número de contas em atraso'.
O indicador de vendas, que mede a atividade no varejo, cresceu 12,38% em março deste ano sobre mesmo mês de 2012 e 10,22% na comparação com fevereiro. Este é o maior crescimento nos últimos 12 meses, aponta a CNDL.
Este resultado 'demonstra a continuidade dos impactos positivos das melhores condições do crédito na economia', apontou, em nota, Ana Paula. O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, afirmou que espera que o varejo 'manterá grande força ao longo de 2013'. 'O consumo dos brasileiros se mantém forte, acima das nossas expectativas', completou. Ele pede atenção, porém, para a possibilidade do Banco Central aumentar a taxa básica de juros, a Selic, como forma de combater a inflação. Hoje, a Selic está em 7,25%. 'Se o BC decidir interromper a manutenção dos juros baixos, as vendas podem sofrer o efeito', disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário