Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Brasileiro não guarda dinheiro para fazer poupança, mas para gastar ainda mais diz pesquisa do SPC Brasil

Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados
não conseguem poupar dinheiro
foto: Thinkstock
O consumidor brasileiro não tem o hábito de poupar dinheiro e, quando economiza, é para gastar. As informações são de um estudo encomendado pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e divulgado nesta terça-feira (11).
A pesquisa ainda revela que os investidores brasileiros têm um perfil conservador e preferem investimentos mais seguros, como a caderneta de poupança.
Os pesquisadores perguntaram a um grupo de consumidores quantos deles conseguiram poupar alguma quantia no mês anterior: 54% disseram que não conseguem guardar qualquer quantia; 42% disseram que conseguiram juntar alguma coisa; e 3% não souberam responder.
Para a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, o brasileiro é historicamente conhecido por poupar pouco.
— Os motivos que fazem com que o brasileiro tenha uma das menores taxas de poupança do mundo são culturais. Na China, por exemplo, a taxa de poupança é mais que o dobro da [taxa] brasileira. O chinês poupa 30% do seu salário.
Salário maior
A pesquisa ainda questionou o que fariam os brasileiros se recebessem um salário cinco vezes maior.
Nesta situação hipotética, a maior parte dos consumidores (68%) disse que gastaria o valor reformando a casa, comprando um carro ou fazendo uma viagem.
As possibilidades de respostas eram múltiplas, mas só 49% disseram que aplicariam o dinheiro. Já 45% dos entrevistados disseram que quitariam dívidas, enquanto 22% investiriam em algum empreendimento. Outros 9% ajudariam parentes e amigos.
Na avaliação de Luiza Rodrigues, este tipo de comportamento pode ser parcialmente explicado pelas seguranças assistencial, trabalhista e previdenciária que o Brasil oferece à população.
— Esses recursos contribuem para que o brasileiro se sinta mais seguro e se preocupe menos em economizar para uma emergência.
Investimentos
Já na hora de fazer investimentos, a maioria dos consumidores brasileiros apresenta perfis conservadores.
De acordo com o estudo do SPC Brasil, a maioria dos brasileiros (66%) não quer correr riscos e, por isso, procura investimentos seguros, como a caderneta de poupança.
Um percentual bem menor, de 16%, disse que aceitaria correr algum tipo de risco e somente 3% disseram estar dispostos a fazer um investimento mais arriscado.

Fonte: SPC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário