Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

FGTS: usá-lo ou não para reduzir o financiamento de um imóvel?


* Antônio Pessoa
É vantagem utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar um imóvel?
Sim. É vantagem. Comprar um imóvel é uma decisão com impacto financeiro por um longo período de tempo. Mesmo que hoje os financiamentos não possuam mais as regras de capitalização de antigamente, que faziam o saldo devedor subir muito e jogavam muitos sonhos da casa própria no chão, vale a pena utilizar o FGTS para quitar o financiamento ou parte dele.
Manter o dinheiro depositado no FGTS é um dos investimentos menos rentáveis que se pode fazer. O rendimento bruto é de 3% ao ano mais a TR (taxa referencial), o que dá menos de 3,5% ao ano quando computada esta última. Com a inflação beirando os 6% ao ano, fica claro que existe uma perda líquida para o trabalhador. Sacar este recurso é então uma estratégia, tirando de onde se remunera pouco e utilizando-o para quitar um financiamento cujo impacto
financeiro é maior.

Vale a pena ficar atento a algumas condições que a Caixa Econômica Federal estipula neste caso. Dentro do que está sendo discutido aqui, o FGTS pode ser sacado para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional. O dinheiro depositado no fundo pode ser sacado a cada intervalo de dois anos, ou seja, é possível dispor deste recurso mais de uma vez ao longo da vigência do financiamento.
Antecipar as prestações ajuda a reduzir o custo do financiamento imobiliário, por isso é importante estar atento e considerar todas as opções disponíveis. Outra dica que potencializa a utilização do FGTS é o sistema de amortização utilizado. Esse é um verdadeiro mistério para a maioria das pessoas interessadas.
Caso você vá contrair esse tipo de financiamento, dê preferência àquele feito pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Muito embora a prestação inicial seja mais elevada, se comparado com o Sistema de Amortização Price, no longo prazo ela diminui e fica menor que a do outro sistema, pois faz parte da lógica do SAC abater uma maior parcela do saldo devedor logo no início do financiamento. Ele é bem mais interessante que o Price, e fica mais ainda quando se utiliza o FGTS para abater parte do saldo devedor.
Desta forma, se informe das condições praticadas pelo mercado e tenha sempre em conta qualquer financiamento, e especialmente o imobiliário, tem que ser bem pensado, a fim de que a família tenha condições de pagá-lo, realizando assim o sonho da casa própria.
*Antonio Pessoa é economista, professor universitário e um dos palestrantes da terceira edição do Lições de Bolso, que será realizado na quinta-feira (28), no Banco Central do Brasil. Confira a programação clicando aqui.
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário