Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Vendas do comércio devem subir entre 5% e 6% em 2013, estima CNDL


No ano passado, crescimento das vendas foi de 6,75%, lembra entidade. Para o PIB do comércio, previsão é de expansão de 5% neste ano


O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, informou nesta quarta-feira (20) que prevê uma taxa de crescimento de 5% a 6% para as vendas do comércio varejista neste ano. Em 2012, a alta foi de 6,75%.

"O nosso volume de vendas espelha muito setores que têm de baixo e médio valor agregado. Considero a expansão da venda a prazo. Não tenho a venda a vista. O crédito, outro fator que influenciou muito nos últimos anos, deve crescer menos em 2013 do que nos últimos quatro anos anteriores. O nível de comprometimento da renda [com empréstimos] permanece em patamar bastante elevado", declarou.

Para o Produto Interno Bruto (PIB) do comércio, a estimativa da CNDL é de um crescimento de 5% neste ano, contra uma elevação de 8,4% em 2012 - segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Vai ser um crescimento positivo, mas não tão bom quanto nos anos anteriores. O empregador não consegue dar aumento real de salário sem aumento de produtividade. Além disso, a mobilidade social diminuiu muito e a inflação continua corroendo o salário do trabalhador e não apresenta nenhum sinal de arrefecimento", avaliou o presidente da CNDL.

Roque Pellizzaro Junior declarou que a inflação "não está dando trégua" e pediu aumento dos juros por parte do Banco Central. "O problema todo está na politização disso [da condução da política de juros]. Sou contra aumento de juros, mas tem horas que o remédio, mesmo um pouco amargo, precisa ser tomado para não ter problemas lá na frente. Em certas ocasiões, é necessário que o BC faça isso", concluiu.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário