Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Prazo para entregar declaração de IR começa nesta sexta


Contribuinte tem até o dia 30 de abril para prestar contas ao Leão

John Moore/Getty Images
Leão do IR
Declaração deve ser transmitida por meio do programa Receitanet, já disponível
São Paulo – Começa nesta sexta-feira (1º) o prazo para a entrega da declaração de imposto de renda 2013. A partir de hoje, quem preencher a declaração já pode transmiti-la à Receita por meio do programa Receitanet. O prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual neste ano termina em 30 de abril. O Programa Gerador da Declaração, com o formulário que deve ser preenchido, já está disponível para download no site da Receita desde segunda-feira.
Quem já teve tempo e não encontrou dificuldades para preencher a sua declaração pode se beneficiar ao entregá-la cedo, pois receberá a restituição logo nos primeiros lotes. Fora que deixar para a última hora pode ser uma armadilha, uma vez que a pressa pode levar o contribuinte a cometer erros que o levam àmalha fina.
Neste ano, precisam declarar imposto de renda os contribuintes pessoa física residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis em valor superior a 24.556,65 reais em 2012. O piso de rendimentos tributáveis do produtor rural é de 122.783,25 reais. Também é obrigado a declarar quem tem rendimentos isentos, não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte num valor superior a 40.000 reais, e os donos de bens e direitos (inclusive terra nua) em valor superior a 300.000 reais.
Também obrigam à declaração de renda: ter feito operação em Bolsa de Valores, ter passado à condição de residente no país em 2012 e ter tido ganho de capital com a venda de bens e direitos, ainda que tenha conseguido isenção de IR neste caso. Veja as regras para a declaração de IR neste ano.
Declarar o IR ficou mais fácil em 2013, depois de algumas mudanças na declaração. Agora é possível importar uma série de dados da declaração passada, e algumas fichas ganharam mais clareza. Veja as novidades do Programa Gerador da Declaração que facilitaram seu preenchimento em 2013.
Fonte: Exame.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário