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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Carnaval injetou R$ 1 bilhão no setor de turismo em Pernambuco


Diario de Pernambuco - Diários Associados

Galo da Madrugada foi um dos atrativos para elevar as receitas econômicas durante a Folia de Momo (Paulo Paiva/DP/D.A Press)
Galo da Madrugada foi um dos atrativos para elevar as receitas econômicas durante a Folia de Momo
Não foram apenas o Recife e Olinda que elevaram suas receitas durante o carnaval de 2013. No estado, o setor de turismo também conquistou uma marca histórica. Neste ano, a receita turística nos 12 polos e no Festival de Jazz de Garanhuns foi de R$ 1 bilhão, de acordo com a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE). O valor equivale a um crescimento de 30% em relação ao ano passado, quando R$ 773 milhões foram injetados na economia do estado. 


Segundo a avaliação da Setur-PE, o fluxo de visitantes, que engloba o número de turistas e excursionistas (visitantes que não pernoitam nem residem no entorno do local visitado), também registrou um crescimento de 7%, comparado ao mesmo período do ano passado. Mais de 1,2 milhão de pessoas curtiram a Folia de Momo no estado, contra 1.140.000 visitantes registrados em 2012.



O nível médio de ocupação hoteleira ficou em torno de 84%, na análise da Setur-PE, com destaque para a Região Metropolitana do Recife (RMR), com 91%, e para os municípios de Bezerros, Tamandaré, Surubim e Vitória de Santo Antão que tiveram 100% de ocupação. Os foliões também gastaram mais que 2012: o gasto médio individual diário foi de R$ 169,96, o equivalente a 9% a mais que o ano passado, quando as despesas médias por pessoa foram de R$ 155,79. 



Os dados são resultados da pesquisa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que revelou ainda o perfil do turista da RMR. Cerca de 90% dos turistas eram brasileiros e 10% estrangeiros. Os estados do Nordeste corresponderam a 48% dos visitantes de Pernambuco, principalmente a Bahia (9,99%) e o Ceará (9,31%). Individualmente, o maior emissor foi São Paulo (18%). No mercado internacional, os principais emissores foram Alemanha (12,79%), Argentina (9,88%), Portugal (9,88%), França (9,30%) e Inglaterra (8,72%).



"Esses números ratificam que o carnaval, mais do que uma festa, é um grande negócio que gera emprego e renda para os pernambucanos", comemorou o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. O material elaborado também constatou que o carnaval de Pernambuco foi aprovado por 95% dos entrevistados, que avaliaram os atrativos, equipamentos, serviços e a infraestrutura turística. Prova disso é que 96% deles afirmaram que recomendariam o carnaval para outras pessoas.



A pesquisa do carnaval 2013 foi realizada pela Setur-PE, através da Unidade de Gestão da Informação da Empetur, que entrevistou, entre os dias 8 e 17 de fevereiro, mais de 204 mil foliões no Aeroporto Internacional dos Guararapes-Recife/Gilberto Freyre, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), BRs 101, 232 e PE-60. 



Também foram entrevistadas pessoas nos polos do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Triunfo, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, além de Garanhuns, em virtude do Festival de Jazz. Além da pesquisa presencial, a Empetur também fez um levantamento em toda rede hoteleira pelo telefone. A metodologia utilizada é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os números globais.



Com informações da Setur-PE

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