Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Comércio prevê desaceleração nas vendas para o Dia das Mães 2014



O volume de vendas na semana da páscoa deste ano (entre 13 e 19 de abril) cresceu 2,55% em relação à mesma semana do ano passado (entre 24 e 30 de março). Os dados são do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Este foi o resultado mais fraco dos últimos cinco anos. 


Vendas Páscoa Ano Variação

Vendas Páscoa
Ano
Variação
2014
2,55%
2013
5,31%
2012
4,84%
2011
7,26%
2010
4,50%

Para os lideres da CNDL, o desempenho reflete o baixo crescimento da atividade econômica brasileira e, de certa forma, já era esperado pelos lojistas. “Projetávamos o pior crescimento dos últimos cinco anos, por volta de 3,5%. Mas essa variação de 2,55% veio aquém do esperado e frustrou ainda mais os lojistas”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

Para o líder do movimento varejista, a páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2014. “Pelo que não só este resultado representa, mas pelo que todos os indicadores de confiança do empresário e do consumidor também apontam, 2014 será um ano de fraquíssimo crescimento para o varejo”, avalia Pellizzaro Junior.

Os economistas do SPC Brasil atribuem o resultado ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à inflação elevada. “Mesmo indicando estar sob controle, a inflação ainda é alta e diminui o poder de compra do consumidor, o que impacta nas vendas”, explica a economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.


Metodologia

O índice é calculado com base nas consultas para vendas nos sete dias que
antecedem o início do feriado de Páscoa, entre o Domingo de Ramos e o
Sábado de Aleluia (em 2014, de 13 a 19 de abril).

Nenhum comentário:

Postar um comentário