Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Consumidor poderá pesquisar empresa no SPC

Mais de 50 anos depois de ter sido criado para auxiliar empresas a fiscalizar consumidores, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) permitirá o caminho inverso.

Um site de comercialização de dados que será lançado na quinta-feira terá ferramentas para uma pessoa física acessar informações cadastrais e o comportamento de mercado de companhias antes de efetuar negócios.

Será possível verificar, por exemplo, se a empresa tem CNPJ ativo, quem são os sócios, casos de inadimplência e ações judiciais ligadas à falta de pagamentos.

"É uma solução na hora de fechar negócios com buffets' de casamento, estúdios de fotografia e agências de viagens", diz o gerente de produtos do SPC Brasil, Bruno Lozi.

"Só empresários tinham a possibilidade de consultar informações para evitar riscos", afirma o superintendente do SPC, Nival Martins.

"O consumidor precisava assinar um contrato de pelo menos um ano, com um valor significativo, o que era inviável para quem não faz transações com frequência."

O acesso será pré-pago. A compra de créditos varia de R$ 9,90 a R$ 199,90.

Além da consulta de empresas "fichas-sujas", haverá um canal para negociar dívidas.

O consumidor endividado poderá centralizar no site a conversa com variadas companhias. Aprovadas as condições, os boletos serão gerados ali mesmo para pagamento.

O usuário também poderá receber alertas se for incluído no cadastro de inadimplentes ou caso haja tentativas de fraudes com seu CPF.


Para Lozi, empresas que já usam o sistema também serão beneficiadas com a compra on-line, porque não precisarão mais passar por burocracias para ter acesso a dados.

Fonte: Folha de S.Paulo (Mercado Aberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário