Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nordestinos esperam fazer as compras de Natal com mais cautela neste ano

Consumidores nordestinos de todas as classes sociais começaram a alta temporada do varejo com mais cautela em relação aos gastos. Na região, 74% querem reduzir as dívidas e 51% esperam encerrar o ano com mais economia. O dado integra a Pesquisa de Natal 2012- Intenções e expectativas do consumidor brasileiro, realizada pela consultoria Deloitte com  750 consumidores neste mês de novembro.
O estudo detectou ainda um importante fator regional, que deve afetar as formas de gastos dos consumidores: 18% dos entrevistados temem ter de investir mais com os cuidados de saúde da família. “Essa porcentagem é a maior entre todas as localidades do país pesquisadas. Com mais informação, os consumidores estão pensando mais em longo prazo e mudando os tipos de gastos”, avalia Reynaldo Saad, sócio-líder para o atendimento às empresas do setor varejista da Deloitte.
O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento favorito dos nordestinos. Segundo o levantamento, trata-se da região que mais utilizará esse tipo de pagamento no país: 44% dos entrevistados. Em nível nacional, o dinheiro é a principal forma de pagamento, opção de 75% das pessoas que participaram da sondagem.
Principais despesas
O brasileiro também está diversificando seus gastos. Segundo o levantamento da Deloitte, mesmo priorizando os presentes e as ceias (68% e 65% da amostra, respectivamente), os consumidores devem investir seu dinheiro em outros meios: melhorias ou reparações em casa ganham destaque nesta edição do levantamento, 55% afirmam querer gastar neste quesito. A faixa etária de 18 a 29 anos é a que mais deve priorizar esses reparos (60%), e o Nordeste é a região onde mais respondentes optam por essa alternativa (60%), seguido do Sudeste, com 58%.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário