A inadimplência no comércio varejista atingiu 5,84% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgados nesta quinta-feira pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A pesquisa leva em consideração mais de 150 milhões de consumidores cadastrados.
Apesar da alta de abril, os lojistas consideram que o ritmo do crescimento da inadimplência (atrasos superiores a 30 dias no pagamento de faturas) está caindo, já que em março deste ano a quantidade de consumidores com débitos havia subido 10,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2012, a inadimplência já acumula alta de 8,72%.
O aumento da inadimplência está atrelado ao maior número de vendas no comércio, que cresceu 7,34% em abril de 2012 na comparação com 2011. Para a CNDL, a oferta de crédito continua alta, o que faz com que os consumidores contraiam mais dívidas para poder comprar mais. Outro fator que ajuda a aumentar as vendas são os índices recordes de pessoas empregadas.
O número de cancelamento de registros junto ao SPC, que dá a medida de pessoas quitando suas dívidas, teve alta de quase 7% entre abril deste ano e abril de 2011. No acumulado do ano, a regularização das dívidas atrasadas já aumentou 7,33%.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário