Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O lucrativo mercado do consumo sustentável


Comercializar produtos de qualidade que reutilizam matéria-prima e oferecem preços honestos. Esta é a proposta da Amaterra, pioneira no ramo no estado


Sávio Gabriel - Especial para o Diario


A franqueada Andrea Oliveira diz que a negócio atende a um nicho de mercado não observado pelas grandes empresas (Paulo Paiva/DP/D.A Press)
A franqueada Andrea Oliveira diz que a negócio atende a um nicho de mercado não observado pelas grandes empresas

Você já pensou em experimentar uma cachaça orgânica? E que tal comprar uma camisa polo feita com algodão orgânico? Esses são alguns dos produtos oferecidos pela Amaterra, franquia especializada em itens sustentáveis que começou a operar no Recife. Pioneira no ramo aqui no estado, a empresa pretende expandir o conceito de sustentabilidade entre os pernambucanos.


De acordo com a franqueada, Andrea Oliveira, a ideia é inovadora e atende a um nicho de mercado não observado pelas grandes empresas. “Queremos alcançar as pessoas que tenham uma consciência ambiental solidificada e que estejam dispostas a investir num produto barato, de qualidade e ecologicamente correto”, diz. O empreendimento, que funciona no estilo home-based (quando as operações são realizadas na casa do franqueado), comercializa os produtos pela internet (www.amaterrarecife.com.br). A empresa fica no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.


São diversos itens à venda, dos mais variados gêneros. Há brinquedos, objetos de decoração, acessórios, roupas, entre outros. Os preços variam de R$ 3 (caneta) a R$ 169 (abajour). “Não são itens caros. Temos um preço competitivo, com valor agregado, e com o diferencial da sustentabilidade”, argumenta Andrea, que investiu R$ 14 mil para abrir o negócio. “Esperamos fechar o ano com um faturamento entre R$ 40 mil e R$ 50 mil”, revela.
No mercado desde 2009, a Amaterra possui 16 unidades em mais sete estados do país (Divulgação)
No mercado desde 2009, a Amaterra possui 16 unidades em mais sete estados do país

Para atingir a cifra, a empreendedora conta com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pretende também buscar parcerias com escolas, universidades, além das grandes empresas. “O setor hoteleiro é um grande mercado, onde poderíamos atuar fornecendo itens de qualidade e que vão agregar valor ao serviço prestado por eles”, analisa.


No mercado desde 2009, a Amaterra possui 16 unidades em mais sete estados do país. De acordo com o franqueador da marca, Laurence Quinhones, o Nordeste tem mostrado grande potencial. “A busca por produtos com o nosso conceito é grande na região. As pessoas querem algo inovador e de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente.”


A expectativa é de que a empresa termine 2013 com 50 unidades em operação e registre um crescimento de 300%, mesmo índice dos três últimos anos. “Recife é uma praça importantíssima para nós”, comenta Laurence. Ainda segundo ele, localização geográfica da cidade favorece a implantação de uma futura base operacional da Amaterra. “Ainda estamos planejando, mas não é nada confirmado e não há prazos para isso se concretize”, finaliza.


Serviço:
Amaterra Recife
Av. José Nunes da Cunha, 548, Piedade
Telefone: 3093-2828
www.amaterrarecife.com.br
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário