Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PIB de Pernambuco cresce 1,4% no terceiro trimestre


pib
O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 1,4% no terceiro trimestre de 2012, contra 0,9% do PIB brasileiro no mesmo período, a preços de mercado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Agência Condepe/Fidem. Por atividade econômica, cresceram a indústria (1,5%), serviços (1,4%) e impostos (2,6%) e caiu a agropecuária (-4,5%). No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento é de 2,3%, contra 0,7% do PIB brasileiro.

No caso da indústria, quem mais contribuiu para o crescimento do PIB do setor foi a construção civil, com expansão de 7,1%. “Tivemos um desempenho na indústria bastante superior ao desempenho nacional, inclusive no acumulado do ano”, observa o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães. No acumulado de janeiro a setembro, a indústria evoluiu 5,6%, contra -1,1% do PIB industrial nacional.
O desempenho negativo da agropecuária foi creditado à forte seca que atinge o semiárido, que afetou principalmente a pecuária de corte e bovina. Por outro lado, as lavouras permanentes registraram um pequeno incremento de 1,2% no comparativo com o terceiro trimestre de 2011, com crescimentos nas produções das culturas irrigadas de manga e uva, que sofreram menos o impacto da estiagem.
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário