Por Marilene Firmo -
Como é de se esperar, a chegada do fim ano traz a perspectiva de aumento nas vendas do comércio em geral, principalmente no ramo de eletrodomésticos, brinquedos, roupas, sapatos e acessórios como colares, brincos, cintos e pulseiras. Nesses ramos, em pesquisa realizada em Surubim, o comércio já se encontra preparado para atender aos clientes e faturar, mas o faturamento dentre a maioria dos empresários entrevistados gira em torno de 10 a 15%.
Há quem indica que o comércio no mês de outubro se manteve estabilizado, comparando com as vendas do mesmo período do ano passado, é o que afirma o gerente da loja Guararapes Eletro Móveis, Joedson Alexandre Barbosa. Segundo Joedson, no mês de outubro o faturamento da loja foi igual ao do ano anterior. Já no início de novembro há uma lentidão nas vendas e como estratégia para aumentá-las a loja vai baixar os preços, investir em propagandas e aumentar os prazos. Em dezembro as promoções se intensificam, em comemoração aos 14 anos da loja, a fim de atrair mais clientes, assim Joedson espera um aumento real das vendas, nesse fim de ano, entre 8 a 10%.
Já de acordo com o gerente da Credimóveis Novolar, Roberto Bezerra, no mês de outubro houve um aumento de 15% nas vendas, comparando com o mesmo período do ano passado, dessa forma o reflexo foi positivo. E como esse mês de novembro é o aniversário da loja, a empresa vai continuar a mesma estratégia de vendas com a divulgação na mídia (jornais, rádio e TV), e em Surubim e cidades circunvizinhas fazer a distribuição de tabloides- panfletagem com os produtos da loja e o valor dos itens- como forma de atrair mais clientes. Roberto prevê um aumento de 15% nas vendas nesses dois meses.
Algumas lojas de roupas e calçados não se arriscam nas promoções nesse fim de ano, mas se consideram preparadas para atender aos seus clientes e, como forma de atraí-los, estão apostando nas novas coleções, fidelizando estes clientes. É o caso da Loja Soares, Bom Tom, Arezzo, Ana modas, Club Fashion e Gilmara Modas. Na maioria delas, o pagamento das compras pode ser efetuado com cartão de crédito ou a vista. Pagamentos no crediário, só para uma minoria das lojas, como é o caso da D e L Calçados, e isso demonstra os cuidados do comércio em geral para evitar a inadimplências dos clientes. A facilidade das compras está mesmo com a utilização do cartão de crédito. Nestas lojas o parcelamento das vendas no cartão giram em torno de no mínimo 4 parcelas e no máximo 10.
A Club Fashion espera um aumento de 20% nas vendas nesse período. Loja Soares, Ana Modas e Gilmara Modas estimam um aumento de 10%. Já a De L Calçados afirma que a loja já está com promoções e estas vão se estender até o final do ano. A D e L Calçados espera um aumento nas vendas entre 6 a 10%.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Surubim (CDL Surubim) segundo informações de sua gerente, Viviane Florêncio, também pretende incentivar o aumento das vendas na cidade e por isso está propondo uma ideia aos seus 150 associados, já que dentre as principais funções da CDL é firmar parcerias com o comércio e facilitar a recuperação de crédito dos clientes. A CDL pretende lançar uma campanha, no período de 20 de novembro a 20 de dezembro, para recuperação de crédito dos clientes inadimplentes no comércio local e inscritos no cadastro do SPC ou SERASA. O slogan da campanha, na mídia local, será “Recupere Alegria, Recupere o Crédito” e o objetivo é negociar as dívidas destes clientes a fim de limpar o nome deles, para que possam efetuar compras no comércio local nesse final de ano. “Queremos limpar o nomes dos clientes para poderem realizar compras no comércio. Mas queremos também conscientizá-los para realizarem compras dentro de seus limites, a fim de não se endividarem cada vez mais”, enfatizou Viviane. A CDL conta com 14 anos de existência e tem parceria com o SEBRAE e SENAC para capacitar os empresários locais.
Fonte: Jornal Terra da Gente
Nenhum comentário:
Postar um comentário